Para muitas pessoas, a parte mais difícil na construção de uma carreira profissional é sair da teoria e ir para a prática, isso é, arranjar seu primeiro emprego. Principalmente quando se trata do mercado de Tecnologia da Informação (TI).
Isso porque, muitas pessoas encontram dificuldades de conseguir uma oportunidade, uma vez que o mercado de trabalho costuma dar preferência a pessoas com experiência.
Pensando nessas dificuldades do primeiro emprego, o time do Programadores Brasil entrou em contato com a especialista Karla Thami, co-fundadora e responsável pela área de Recrutamento e Seleção da K2 Solutions, que deu dicas sobre como entrar com o pé direito no mercado de trabalho. Confira!

Como conseguir o primeiro emprego na área de TI?
De acordo com Thami, um dos primeiros passos para conquistar o seu primeiro emprego é se candidatar em vagas certas, como estágio e trainee; e que tenha ligação com sua linha de atuação ou que seja seu objetivo para os próximos anos.
“Sempre digo que preparar o currículo para cada vaga é uma excelente forma para ser visto. Iniciar sua conta no LinkedIn com suas qualificações, informações de cursos, projetos pessoais, links de suas participações e etc. Dessa forma, procure no próprio LinkedIn vagas nas empresas que você admira e se identifica”, indicou Karla.
“Portanto, acho importantíssimo definir a tecnologia que tem preferência e se aprofundar nela”, comentou a recrutadora.
Erros e acertos
Segundo Karla, o maior erro de um candidato é se colocar em vagas que não se alinham em seu perfil, falta de atenção na leitura da descrição da vaga e currículos confusos ou não preparados para a vaga em questão.
A especialista alertou que o profissional será visto como alguém que está se candidatando para vagas que não fazem jus ao seu conhecimento.
Dessa forma, para se sair bem, é necessário focar em saber sobre a empresa no qual fará a entrevista. Além disso, é importante entender o Job description e as atividades que irá exercer.
“O foco, concentração e transparência é bem relevante em dinâmicas de grupo para não esquecer que o tempo todo está sendo avaliado. Por fim, ser você mesmo é a maneira mais simples e fácil”, comentou a especialista.
Fonte: https://bit.ly/3PzajZW